Total de visualizações de página

segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

EMTU - CIDADE VERDE (Parte I)

E nesse tempo que ficamos sem postar por aqui, aconteceu o que já estava bem explicito com a Viação Cidade Verde. Foi descredenciada e com isso encerrou a suas atividades. Quer dizer, mais ou menos isso.

Independência Transportes Coletivos:


A Independência foi uma bela empresa. Seus carros eram muito bons para época em que rodavam, na época da cor creme com azul (http://onibusbrasil.com/empresa/independencia-transporte-coletivo/). Tenho a impressão de que, quando passou para a EMTU, a empresa começou a se perder ali. Foi uma coincidência de fatos negativos que contribuíram para o "caldo" desandar. Por estas épocas também, iniciou-se a implantação do Bilhete único na capital de São Paulo. Antes disso, o passageiro não se importava em qual ônibus pegar para ir trabalhar e etc. No que vinha, ele ia. Nisso a Independência conseguia também passageiros ao longo do seu percusso até o Metro Santa Cruz e/ou Metro Jabaquara, linhas estas que saiam de Embu Guaçu, do bairro Flórida e Cipó, respectivamente.
Nesta época ela até renovou a sua frota um poco antes, com 10 veículos, sendo eles CAIO Apache VIP S22, sobre o chassi MBB OF-1721. Veio então o BU e corredor de ônibus. Resultado: Diminuiu muito a quantidade de passageiros da empresa, pois só tinha lotação em Embu Guaçu, no resto do trajeto, os passageiro só pegavam os veículos da capital usufruindo da integração, coisa que não existia para os carros intermunicipais. Primeira crise. E ela vendeu 8 carros, do 124 passando pelo 126 da foto, até o 131, ficando apenas 2, 132 e 133. Nisso ela já tinha ganhado (?) as linhas da antiga viação Monte Alegre(http://onibusbrasil.com/empresa/viacao-monte-alegre/), começando assim a operar duas linhas em Itapecerica da Serra, e mais uma de Embu Guaçu (009, 010 e 237), junto com os veículos que a mesma possuía.
A Monte Alegre era uma divisão da então viação Jurema (hoje VIP). Esta também era uma boa empresa, mas quando a Independência entrou na cidade com a linha 395 TRO - Itapecerica da Serra / Jardim das Oliveiras á São Paulo / Metro São Judas, sobrepondo a linha 010 TRO - Itapecerica da Serra / Santa Júlia á São Paulo / Santo Amaro a empresa não aguentou a forte concorrência e vendeu (?) tudo para ITC.

CIDADE VERDE

Tudo ia bem até a troca de nome da empresa para Cidade Verde. por volta do ano de 2005. A empresa começou a tomar outros rumos, onde o bom atendimento já não era mais prioridade, e sim apenas o ganho de lucros. Era normal ver carros "surrados" e uma péssima manutenção. Carros novos que ela havia comprado em 2006, já estavam bem degradados nos últimos anos de sua existência.

 
 
Viação Cidade Verde
Carro: *
Placa: *
Carroceria : *
Chassis: *
Operação: *
Linha: *
Local: Alameda dos Guaiós / São Paulo e
Garagem em Embu Guaçu
 
Continua...


Nenhum comentário:

Postar um comentário